google-site-verification=6aYu2cCqRYtceye_yWH_ZpwN47nfSgmIi8t1TCUD1T4

Containers em terminal portuário

A História do Porto de Itajaí e Navegantes

O Porto de Itajaí e Navegantes está localizado no estado de Santa Catarina. É o segundo maior do país em movimentação de containers, atrás apenas do Porto de Santos.  

A movimentação de mercadorias na região onde, hoje, está situado o porto de Itajaí, deu-se no início do século XIX, quando a população da região ainda começava a utilizar os rios nas proximidades para o transporte de cargas.

Nessa época, o comércio se dava de modo informal, sem interferência do governo, como regulações e impostos.

Com o passar do tempo, a movimentação foi crescendo e, em 1912, o governo iniciou estudos para a construção de molhes, que possibilitariam a atracação de navios e embarcações com maior tranquilidade e eficiência, marcando o início do desenvolvimento da região.

Porto de Itajai - Molhes - Foto antiga

“Molhe é uma obra marítima de engenharia hidráulica que consiste numa estrutura alongada que é introduzida nos mares ou oceanos, apoiada no leito submarino pelo peso próprio das pedras ou dos blocos de concretos especiais, emergindo da superfície aquática. É, portanto, uma longa e estreita estrutura que se estende em direção ao mar.” (Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Molhe)

 

Ao longo dos anos, obras foram realizadas, aumentando a área portuária, reforçando as estruturas com concreto armado, pavimentando pátios em paralelepípedos e adquirindo e instalando equipamentos de carga e descarga.

Em 1938, foi construído o primeiro armazém do porto de Itajaí e, em 1977, o prédio da administração do porto.

 

Leia também: A história da malha rodoviária brasileira

O Porto de Itajaí nas décadas de 60 e 70

Na década de 60 a 70, o principal produto exportado eram madeiras oriundas do Planalto, do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina.

Entretanto, após uma grande queda em seus preços, a madeira perdeu espaço no mercado externo e no transporte de cargas no porto, dando oportunidade para o crescimento de outros produtos e mercadorias.

Os investimentos no porto aumentaram consideravelmente a partir de 1975, quando a Empresa de Portos do Brasil SA (Portobras), empresa pública brasileira, criada neste ano, para gerenciar os portos do governo federal e auxiliar na execução da Política Portuária Nacional, passou a administrá-lo.

Em 1990, a Portobrás foi extinta, causando transtornos para os portos públicos, e exigindo uma resposta das autoridades.

Neste momento, a administração do porto de Itajaí foi passada à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) que, mesmo sendo uma entidade do estado de São Paulo, passou gerir os negócios locais do porto de Santa Catarina.

Administração do Porto de Itajaí

Posteriormente, com a municipalização, o porto foi colocado sob a jurisdição do município de Itajaí. No entanto, em 2 de janeiro de 2025, a Autoridade Portuária de Santos (APS) assumiu a administração do Porto de Itajaí, após decisão do Ministério de Portos e Aeroportos pela federalização do porto.

Sob essa nova administração, a cidade instituiu políticas de concessão para uso da estrutura para negócios por parte de empresas, trazendo capital privado e possibilitando uma rápida expansão do porto.

Leia também: A História do Porto de Paranaguá

O Porto de Itajaí atualmente

Porto de Itajai e Navegantes - Foto aérea

Foto aérea do Porto de Itajaí e Navegantes, um dos maiores no transporte de containers. Fonte: Google Maps

Nos últimos 15 anos, o porto de Itajaí vem superando o número de movimentação de mercadoria e incorporando novos terminais em sua estrutura.

Em 2008, ocorreu uma enchente que ocasionou um gargalo no escoamento de cargas. No entanto, as exportações e importações logo voltaram e, hoje, o complexo portuário de Itajaí é o segundo maior em movimentação de cargas no país.

Em 2023, o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, que engloba os portos de Itajaí e Navegantes, registrou uma movimentação acumulada de aproximadamente 15 milhões de toneladas.

Na exportação, destacam-se os congelados (como frango, por exemplo), transportados em containers reefers e, na importação: maquinários; motores e equipamentos, transportados em containers dry e high cube.

Principais Terminais Portuário de Itajaí e Navegantes

​O Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, que abrange os portos de Itajaí e Navegantes, é composto por diversos terminais portuários, cada um com características e funções específicas. A seguir, apresento uma visão geral dos principais terminais:​

1. Porto Público de Itajaí:

  • Localização: Margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, na cidade de Itajaí.​
  • Infraestrutura: Dois berços de atracação com 490 metros de extensão e pátios alfandegados totalizando 80.206,63 metros quadrados. ​

2. Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes:

  • Localização: Margem direita do Rio Itajaí-Açu, na cidade de Navegantes.​
  • Infraestrutura: Área total de 400 mil m², com cais linear de 900 metros, três berços de atracação e capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs. Equipado com seis portêineres, 18 transtêineres e 2.130 tomadas para contêineres refrigerados. ​

3. Teporti Terminal Portuário Itajaí S.A.:

  • Localização: Margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí.​
  • Descrição: Terminal de uso privado integrante do complexo portuário. ​

4. Poly Terminais S.A.:

  • Localização: Margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí.​
  • Descrição: Terminal de uso privado integrante do complexo portuário. ​

5. Terminal Barra do Rio:

  • Localização: Margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí.​
  • Descrição: Terminal de uso privado integrante do complexo portuário. ​

6. Trocadeiro Terminal Portuário:

  • Localização: Margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí.​
  • Descrição: Terminal de uso privado integrante do complexo portuário. ​

7. Terminal Portuário Braskarne:

  • Localização: Margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí.​
  • Descrição: Terminal de uso privado integrante do complexo portuário. ​

A programação de Navios no porto de Itajái e Navegantes pode ser consultadas nos sites oficiais dos portos ou com as administrações dos respectivos terminais.

 

Leia também: Tipos e dimensões de containers

Em parceria com a Transportadora Bravo, a RodoQuick transportes faz parte das transportadoras em Itajaí e Navegantes, que faz o transporte de containers entre o porto e a planta de seus clientes. E então… vamos trabalhar juntos?

Precisa de ajuda? Converse Conosco
Need Help? Talk to us!