Por Fabiano Almeida
Já falamos sobre as cargas que podem ser transportado em um container. Neste artigo vamos falar sobre os diversos tipos de containers, cada um com suas características (dimensões, pesos suportados e finalidade)
Neste artigo, vamos citar cada um deles e explicar as principais diferenças de containers existentes:
Container Dry Box
É o principal tipo de container, o Container Dry Box é utilizado no transporte de cargas gerais que não excedam as dimensões normais e não requeiram controle de temperatura.
Sendo utilizado para cargas secas, como alimentos, roupas, móveis, e outras.
Container Open Top
Usado para cargas pesadas ou itens que excedam a altura máxima do container Dry Box. São containers sem a parte de cima, ou seja, sem teto. Geralmente, a carga é coberta por uma lona.
O Container Open Top é utilizado quando não é possível realizar a estufagem pelas portas normais, portanto, fazendo-se necessária a estufagem pela parte superior do container.
Container Isolante
Container Isolante serve para cargas que não poderiam ser expostas a mudanças rápidas ou bruscas de temperatura.
Disponíveis em versões ventiladas e não ventiladas. Os containers isolantes são utilizadas no transporte de líquidos inflamáveis e não inflamáveis.
Container Refrigerado
São containers isolantes equipados com sistema de refrigeração, que funcionam através de geradores a gasolina ou a diesel.
É usado, principalmente, no transporte de alimentos ou outras mercadorias que requeiram refrigeração.
Container Flat Rack
O container Flat Rack é usado para o transporte de cargas que, além de excesso de altura, possuam excesso lateral. Trata-se de um container sem teto e sem paredes laterais, sendo constituído apenas da base e das paredes frontal e traseira.
Quando o container estiver vazio, é possível “dobrar” suas portas frontal e traseira, juntando-as à base do container. Com essa formação de plataforma, ela pode ser empilhada e assim, otimizar a utilização do espaço do terminal.
Container High-Cube
São como os containers Dry Box, porém com teto mais alto.
Dessa forma, o Container High-Cube permite um maior aproveitamento do frete marítimo e rodoviário, transportando maiores quantidades de cargas mais volumosas, como lâmpadas, algodão, plásticos, etc.
Geralmente, esses containers são de 40′ (~ 12 metros) e possuem 2,89 m de altura.
Precisando de uma transportadora de containers? Entre em contato com a RodoQuick, estamos presentes nos Portos de Santos, Itajaí, Navegantes, Paranaguá e Itapoá.
Leia também: Quanto custa o transporte de um container?