Containers em terminal portuário

Como fazer a manutenção preventiva em caminhões?

Por Nicholas Andrew

 

No transporte rodoviário de cargas, todo cuidado com o veículo é pouco. Precisamos sempre nos preocupar em mantê-los o mais bem conservados possível para que assim, sejam diminuídos os riscos de imprevistos quanto à integridade do mesmo.

A manutenção preventiva do caminhão é essencial para que o veículo apresente um bom desempenho durante o transporte da carga. 

Negligenciar esse cuidado pode comprometer a segurança do motorista e da carga, podendo, muitas das vezes, atrasar ou interromper a operação.

Além disso, a manutenção corretiva (após a quebra ou defeito) costuma ter um custo elevado, pois uma peça defeituosa pode comprometer e danificar as demais.

Leia também: Tipos de caminhões para transporte de cargas

O que inspecionar no caminhão?

Os motoristas e as empresas precisam estar atentos, observando todos os itens de desgaste mecânico no veículo, como lubrificação, sistema de correias, freios e suspensão. É possível se precaver em algumas situações.

Veja abaixo como fazer uma manutenção preventiva nos seguintes componentes:

Baterias

As baterias dos caminhões duram, em média, um ano, mas é preciso que se mantenha a atenção quanto a alguns cuidados para não deixá-las descarregarem: 

  • Verificar o nível de água e completar quando estiver baixo.
  • Mantê-las sempre limpas.
  • Evitar acessórios ligados diretamente na bateria.
  • Invertê-las a cada 60 dias de uso.

Freio

Quando o assunto é freio, é necessária uma regulagem periódica. A mesma pode ser feita apertando, no sentido horário, a peça do freio com uma chave L14 até encostar a lona na campana.

Além disso, é importante fazer a drenagem da água acumulada nos balões de ar e não esquecer de verificar o estado dos tambores e discos de freio.

No caso de veículos ABS, é preciso ter certeza de que o equipamento está ajustado.

Kit de Segurança

O motorista precisa estar preparado durante a viagem: levar lâmpadas reservas, manter o caderno de troca de óleo sempre atualizado, ter uma caixa de ferramentas básicas e uma pequena quantia de conexão, travas quebra-dedo, correntes, borrachinhas e ganchos. 

 

Esses são cuidados que fazem a diferença e permitem a economia de tempo e dinheiro, mantendo a viagem tranquila e o caminhão bem conservado.

 

Fonte: Caminhões e Carretas

Precisa de ajuda? Converse Conosco
Need Help? Talk to us!