Containers em terminal portuário

7 dicas para economizar combustível em caminhões

Por Nicholas Andrew

 

Nos tempos em que a economia não apresenta sinais de melhora, é fundamental que os gestores analisem suas operações e busquem alternativas cada vez mais eficientes, que contribuam para a redução de custos.

Sendo assim, as empresas transportadoras de carga consigam se manter competitivas no mercado de transportes.

Uma das formas de reduzir custos no transporte rodoviário é através da adoção de medidas que auxiliem na economia de combustível dos caminhões e carretas.

Continue acompanhando este artigo para conhecer algumas das melhores práticas para economizar combustível da sua frota! Confira:

1. Calibre os pneus

Sempre é válido reforçar, rodar com os pneus em calibragem inadequada pode afetar o desempenho do veículo e fazer com que o motor tenha de trabalhar mais, e assim, aumentando o consumo de combustível.

Portanto, cuide para que este item seja devidamente atendido.

2. Não exceda a carga do veículo

Além de ser uma prática ilegal e altamente perigosa, o transporte com excesso de peso nos veículos, também exige que o motor trabalhe mais aumentando consequentemente o gasto com combustível.

3. Não dirija em ponto morto

Apesar de alguns motoristas acreditarem que essa prática ajuda a economizar combustível, dirigir em ponto morto pode causar justamente o oposto: aumentando o consumo.

Isso acontece devido ao sistema de injeção eletrônica entender que o veículo está em marcha-lenta, o que resulta num pedido de combustível maior por parte do sistema.

Assim, em quinta marcha, por exemplo, a rotação sobe e o sistema da injeção eletrônica entra em ação. Ele entende que o motor está funcionando por meio de um embalo e como não há aceleração, ele corta a passagem de combustível.

4. Realize a troca de marcha corretamente

Trocar de marcha no momento ideal ajuda a evitar acelerações desnecessárias ou a perda de velocidade.

Importante ressaltar também que, muito além de tratar apenas da mera manutenção dos veículos da frota de caminhões, está é uma questão de segurança imprescindível para a sua equipe

5. Realize manutenções periódicas

As manutenções periódicas ajudam a encontrar determinados problemas antecipadamente para que seja possível realizar o conserto antes que eles se desenvolvam e acarretem em maiores prejuízos.

Isso acontece porque algumas peças — como o filtro de ar e o filtro de combustível — contribuem para o aumento do consumo de combustível quando não estão funcionando adequadamente.

6. Mantenha uma rede de postos confiáveis para abastecimento

Infelizmente, os gestores de frotas estão acostumados a lidarem com combustíveis de má qualidade, fornecedores duvidosos, entre outros fatores recorrentes.

Portanto, é importante desenvolver contatos estratégicos e criar uma verdadeira rede de postos confiáveis e parceiros, de forma a saber a procedência do combustível e ter a confiança em sua qualidade.

7. Planeje as rotas

O planejamento das rotas ajuda a traçar caminhos otimizados, levando em consideração, claro, os aspectos mais evidentes, como as condições das vias, o trânsito local e até mesmo restrições de veículos.

 

Leia também: Importância do planejamento de rotas no transporte de carga

 

Conclusão 

Nenhuma dessas dicas será útil se os motoristas não forem conscientizados a respeito dos cuidados com o veículo e da direção adequada.

Para conseguir economizar combustível é essencial mudar algumas rotinas, fazer um planejamento e segui-lo.

Entretanto, também é primordial que essa ideia seja transmitida à equipe e que a economia faça parte do dia a dia de toda a transportadora.

 

Fonte: Busvision

Precisa de ajuda? Converse Conosco
Need Help? Talk to us!