Containers em terminal portuário

Terminais de containers: Como é feito o agendamento no porto de Santos?

Por Diego Garcia

 

Sabemos que o custo é determinante na escolha de um terminal para liberar os containers que chegam na importação.

No entanto, deve-se levar em conta, também, a qualidade do serviço do terminal, como agilidade nos procedimentos documentais e flexibilidade nos agendamentos de janelas.

Devido ao elevado “transit time” do transporte marítimo e aos imprevistos que frequentemente ocorrem no processo de liberação de importações, como:

  • atraso no envio do BL original;
  • atraso na parametrização;
  • necessidade de conferência física da carga (canal vermelho).

Muitas vezes, quando a carga é liberada, o importador já está com estoque baixo, período de armazenagem virando e extrema urgência no recebimento da mercadoria.

É nessas horas que a otimização dos procedimentos do terminal e sua flexibilidade de janelas fazem a diferença.

Sendo assim, para ajudar importadores e despachantes na escolha do terminal para liberação de containers de importação, selecionamos os principais terminais do porto de Santos e descrevemos os procedimentos e características de cada um deles.

Agendamento no terminal: Santos Brasil

Pioneiro no uso de grandes tecnologias, este terminal oferece uma grande flexibilidade de janelas, sendo possível já conseguir uma grade para carregamento cerca de 2 horas depois de tudo liberado. Oferece janelas 24 horas.

Procedimentos:

A transportadora deverá efetuar o upload documental no site do terminal e, caso não conste nenhuma pendência, o processo é liberado para registro e – posterior – agendamento.

Como o registro é online, o motorista necessita se apresentar no terminal apenas com a xerox dos documentos (NF, D.I, ICMS E GARE, BL).

Agendamento no terminal: Brasil Terminais Portuários (BTP)

Terminal que também oferece grande flexibilidade de janelas, sendo possível agendar em poucas horas após tudo liberado. Oferece janelas 24 horas.

Procedimentos:

O mesmo procedimento da Santos Brasil.

 

Leia também: Quais são os terminais de containers vazios (depots) em Santos?

Agendamento no terminal: DP World (antiga Embraport)

Fechando os considerados 3 melhores terminais do nosso porto, a DP World também conhecida como Embraport segue a mesma linha dos terminais Santos Brasil e BTP.

A DP World segue com grande flexibilidade de janelas e contando com tecnologias consideradas de primeiro mundo. Também oferece janelas 24 horas.

Procedimentos:

Os mesmos procedimentos de Santos Brasil e BTP.

Agendamento no terminal: Marimex/Ecoporto/Bandeirantes

Nesses terminais, a transportadora conseguirá janela para carregamento somente 24 horas depois do desembaraço, ou seja, somente para o dia posterior à liberação do processo.

Além dessa dificuldade, as grades disponíveis dependem muito do fluxo de carregamento do dia: algumas vezes se consegue janela na madrugada, sendo possível amanhecer no cliente; outras vezes, somente para o período da tarde ou noite, atrasando a entrega no cliente.

Nesses três terminais, o horário máximo para agendamento é até as 19 horas. Após este horário, a transportadora só conseguirá janela para dois dias depois.

Por exemplo: após as 19 horas de segunda feira, o sistema desses terminais somente disponibiliza janelas a partir da meia noite de quarta feira.

Procedimentos no Terminal:

Marimex

Nesse terminal, o upload documental é efetuado pelo próprio despachante, e a transportadora já recebe os documentos liberados para agendamento.

O motorista deverá se apresentar no terminal com os documentos assinados e com o BL Original.

O Terminal Marimex possui janelas de segunda às 6 horas até sábado de manhã. Sábado à tarde e domingo não há disponibilidade de janelas.

Procedimentos no Terminal Bandeirantes

Após tudo liberado por parte do despachante, o mesmo vincula a transportadora responsável pelo carregamento de containers, que já consegue visualizar o processo em seu sistema para realizar o agendamento.

O motorista deverá se apresentar no terminal com os documentos assinados e com o BL Original.

O Terminal Bandeirantes possui janelas 24 hrs de segunda a sexta feira, e sábado até o período da tarde. Algumas vezes, são disponibilizadas janelas para domingo de manhã.

Procedimentos no Terminal Ecoporto

Após tudo liberado por parte do despachante, o mesmo vincula a transportadora responsável pelo carregamento, que já consegue visualizar o processo em seu sistema para realizar o agendamento.

Nesse terminal, é necessário que a transportadora faça o upload documental.

O motorista deverá se apresentar no terminal com os documentos assinados e com o BL Original, além de precisar ter uma cópia legível de seus documentos pessoais (CNH e documentos do veículo).

O Terminal Ecoporto possui janelas 24 horas de segunda a sexta feira, e sábado até o período da tarde. Algumas vezes, são disponibilizadas janelas para domingo de manhã.

Observação sobre a liberação de containers de importação nos terminas de Santos

Vale ressaltar que mudanças nos procedimentos de cada terminal são frequentes, e os trâmites acima descritos podem mudar repentinamente, seja por melhorias de processos, seja por redução de custos dos terminais.

Por fim, é importante possuir uma boa negociação comercial, pois empresas que têm uma boa parceria com terminais conseguem agilizar processos e antecipar seus carregamentos.

Esperamos ter ajudado com a sua tomada de decisão, de forma a otimizar os custos e os processamentos logísticos das suas operações.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a nossa transportadora de containers!

 

Leia também: Documentos fiscais exigidos para o transporte de carga

Precisa de ajuda? Converse Conosco
Need Help? Talk to us!