O Porto Itapoá fica localizado na Baía de Babitonga, em Santa Catarina. Foi o primeiro porto privado do país e iniciou suas atividades em 2011.
O projeto foi idealizado e executado pelo Grupo Battistela, no qual cumpria uma função estratégica da empresa, que expandia seus negócios internacionais, exportando madeira pinus de alta qualidade.
Em 2007, iniciaram-se as obras na margem norte da Baía de Babitonga, começando a preparar o que viria a ser hoje um dos terminais mais modernos da América Latina.
Linha do Tempo – Porto Itapoá
Principais marcos do Porto de Itapoá:
- Em 2011, o primeiro navio aportou no porto de Itapoá. Nessa ocasião, o acesso ao porto ainda era através de estrada de terra;
- Em 2012, foi construída a rodovia SC-416, que garantiu acesso pavimentado ao terminal;
- Em 2013, o navio de número mil aportou no terminal;
- Em 2014, o Porto Itapoá alcançou a marca de um milhão de TEUs (unidade de medida de um contêiner de 20 pés) movimentados;
- Em 2017, atingiu a marca de três milhões de TEUs movimentados.
- Em 2018, o terminal continuou se expandindo, consolidando a marca de 100.000 m² para operação em seu pátio e 170 metros de píer.
- Em 2023, o Porto Itapoá superou, pela primeira vez, o marco de 1 milhão de TEUs movimentados em um único ano, consolidando-se como um dos principais terminais de containers do país.
- Em 2024, o terminal ampliou sua área de pátio para 455 mil m², com capacidade de movimentação de até 2 milhões de TEUs por ano.
Porto Itapoá – Administração
Atualmente, o porto é administrado por dois sócios: a Portinvest Participações S.A. e a Aliança Administração de Imóveis e Participações Ltda.
A Portinvest Participações S.A., que detém 70% do controle acionário do Porto Itapoá, é formada pela Porto Sul e a LOG-Z – Logística Brasil SA.
Já a Aliança Administração de Imóveis e Participações Ltda., que possui o controle de 30% do terminal, é ligada à empresa de navegação Aliança Navegação e Logística que, por sua vez, faz parte do Grupo Hamburg Süd/Maersk.
Leia também: A história do Porto de Santos
Porto Itapoá – Estrutura, Capacidade, Expansão e Investimentos
Considerado um dos mais modernos da América Latina, o Porto de Itapoá teve sua capacidade operacional expandida, em vista de ser melhorada ainda mais na última frase do projeto do Grupo Battistela.
Graças aos seus dois berços de atracação, o porto consegue operar até dois navios Super Post Panamax, um dos tipos mais modernos e espaçosos utilizados para transporte internacional de cargas.
No primeiro trimestre de 2019, através de investidores como Banco BR Partners, IDB Invest e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Porto de Itapoá começou a expandir sua estrutura portuária.
Em outubro de 2024, o Porto Itapoá iniciou a Fase IV de sua expansão, com um investimento previsto de R$ 500 milhões nos próximos 12 meses. Essa fase inclui a adição de 120 mil m² ao pátio, ampliando a área total para 575 mil m², e a extensão do cais em 400 metros, totalizando 1.200 metros.
Além disso, está prevista a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, como um novo portêiner, 12 guindastes RTGs operados por controle remoto e nove terminal tractors (TTs), reforçando a eficiência e a sustentabilidade das operações.
De acordo com o site oficial do porto, em dezembro de 2024, o Porto Itapoá concluiu a primeira fase da expansão de tomadas para containers refrigerados, adicionando 540 novas unidades e alcançando 3.972 tomadas em operação, consolidando o porto como o terminal com maior capacidade para containers refrigerados em Santa Catarina e o segundo maior do Brasil.
Atualmente, o Porto Itapoá possui um pátio de 455 mil metros quadrados, com capacidade estática para armazenar 31 mil TEUs (unidade equivalente a um container de 20 pés) e capacidade de movimentação de até 1,8 milhão de TEUs por ano.
No que tange à tecnologia da informação, o porto utiliza um sistema que é referência na movimentação de containers: o Navis Sparcs N4, que auxilia no planejamento e sincronização entre pátio e cais.
Esse sistema otimiza a operação e maximiza a capacidade operacional, possibilitando um monitoramento em tempo real, com rápido diagnóstico e tomada de decisões, melhorando assim, o controle e a fiscalização pelos operadores.
Projetos Socioambientais no Porto Itapoá
Em janeiro de 2019, o Porto de Itapoá implementou uma série de projetos de inovação e transformação social.
Esses projetos giram em torno de alguns eixos socioambientais, como pesca artesanal, qualidade do ar, monitoramento do tráfego e “Itapoá sempre verde”.
Em janeiro de 2024, o Porto Itapoá inaugurou uma Estação de Reuso de Água no novo armazém do terminal. Essa iniciativa permitiu a reutilização de mais de 1 milhão de litros de água ao longo do ano, contribuindo significativamente para a redução do consumo de água potável e minimizando o impacto ambiental das operações logísticas.
Os projetos do Porto consistem em monitorar as atividades, gerar relatórios que contribuam para desenvolver planos de ação social para transformação socioambiental local e colher dados sobre as atividades locais.
Conclusão sobre a história do Porto de Itapoá
Portanto, fica evidente o desempenho notável do Porto de Itapoá que surgiu como um projeto de empreendimento privado e, em menos de dez anos, já consolidou-se como um dos principais terminais portuários do Brasil, o que é um feito notável para o sistema portuário brasileiro.
A RodoQuick Transportes realiza o transporte de containers entre o Porto Itapoá e os nossos clientes, em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Faça sua cotação conosco, será um prazer atendê-lo!