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Containers em terminal portuário

História do Porto de Santos e do transporte de containers

Por Vitor Schäfer Serra

História do Porto de Santos 

Inaugurado em 1892, o Porto de Santos é hoje um dos locais mais históricos de todo o território brasileiro.

Mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) do país está concentrado no porto de Santos, o que faz dele uma região de imensa influência econômica.

Dentre os estados que mais importam e exportam através dele, destacam-se São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

A Companhia Docas de Santos – CDS, criada por Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle – personalidades ligadas ao Império – foi a responsável por destinar à navegação mundial os primeiros metros de cais, cabendo ao vapor “Nasmith”, de bandeira inglesa, a honra de ser a primeira embarcação a atracar no Porto de Santos.

exportação de café, realizada através de containers vindos de Campinas, Ribeirão Preto, Uberaba, Goiânia e outras regiões, foi uma das atividades que mais fomentou o crescimento do porto, consolidando-o como uma referência em solo nacional.

De lá para cá, o processo de expansão do porto não parou mais. Atravessando todos os ciclos e eventuais barreiras inerentes ao processo de consolidação do local, a região hoje é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Isso se deve pelo escoamento de commodities na exportação (café, laranja, trigo e milho), e de produtos industrializados na importação (máquinas, automóveis e eletrônicos).

História do transporte de containers no Porto de Santos 

Com o crescimento das atividades de comércio exterior, foram abertas diversas transportadoras em Santos, focadas principalmente no transporte de containers, além de cargas soltas, interligando o interior do Brasil e o mundo.

Nesse contexto, o transporte de containers é uma atividade extremamente importante, integrando diversos atores da cadeia de comércio exterior, como:

  • importadores;
  • exportadores;
  • transportadoras;
  • terminais;
  • despachantes e armadores.

Influenciando diretamente nos custos e na competitividade do país nas operações de importação, exportação, comex, transporte rodoviário, transporte de carga e transporte DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro).

O crescimento das transportadoras de Santos e o amplo movimento de containers

transporte de containers em Santos segue sendo uma das atividades de maior impacto na região.

A publicação britânica Container Management – em estudo publicado no ano de 2007 – confirmou que o porto de Santos ocupa o 39º posto mundial no quesito de movimentação terrestre de containers, sendo ele o mais movimentado de toda a América Latina.

As várias transportadoras de Santos fazem o transporte de containers entre o Porto e o interior do país, com agilidade e comprometimento, servindo assim como ótimas opções de transporte e logística para grupos empresariais dos mais diferentes segmentos.

A logística de acesso ao Porto de Santos é composta pelas rodovias Imigrantes e Anchieta, além das ferrovias Ferroban e MRS, facilitando o escoamento de aproximadamente 25% da balança comercial brasileira.

Ocupando uma área de quase 8 milhões de metros quadrados, o Porto de Santos registrou, em 2024, uma movimentação recorde de 179,8 milhões de toneladas de cargas, representando um aumento de 3,8% em relação a 2023.

Em termos de containers, o porto movimentou 4,8 milhões de TEUs (unidades equivalentes a 20 pés) em 2024. Além disso, a Autoridade Portuária de Santos alcançou um lucro líquido de R$ 844,6 milhões no mesmo ano, um crescimento de 29,8% comparado a 2023, evidenciando a importância contínua do porto para a economia brasileira.

 

Para nós, da RodoQuick Transportes, é um orgulho fazer parte desse mercado, trabalhando com seriedade, ética e responsabilidade. Acordamos cedo todos os dias com a consciência da importância do nosso trabalho, e com vontade de fazer melhor a cada dia.

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