Containers em terminal portuário

Contratação de fretes: o que levar em consideração?

Por Vinícius Meirelles Martins

Lógica aplicada às transportadoras

No primeiro artigo da nossa série “Como contratar uma transportadora de cargas?”, citamos os principais problemas que podem incorrer na utilização de uma mão de obra desqualificada. 

No segundo artigo, quantificamos o prejuízo gerado pelos problemas citados no primeiro texto, e comparamos com o gasto pela contratação de uma mão de obra qualificada que minimizaria as ocorrências.

Agora, na terceira e última parte, vamos aplicar essa lógica na contratação de transportadoras.

O que reflete no preço do frete?

Um caminhão inadequado para o peso da carga transportada, com pneus, freios e suspensão desgastados e motorista irresponsável está muito mais propício a multas nas estradas, quebras/falhas mecânicas/elétricas, acidentes e atrasos.

Transportadoras que trabalham com esse tipo de veículo/motorista recebem poucas ofertas de serviço, e aceitam remunerações abaixo do mercado para fazer determinados transportes. 

Um motorista que possua caminhão novo, em bom estado e que seja responsável, pontual, educado e com preço dentro do mercado, estará sempre com trabalho, e uma transportadora terá que pagar mais caro pelo seu serviço.

Essa diferença no frete se reflete, naturalmente, na tarifa final a ser cobrada do cliente. A diferença da qualidade também, porém é mais difícil de ser percebida por ele.

Isso ocorre porque estamos lidando com PROBABILIDADES. Nem sempre um caminhão ruim e um motorista descomprometido atrasam, quebram ou geram problemas.

Por exemplo, se um cliente fizer 5 containers em um ano, provavelmente não terá nenhum problema durante o ano inteiro.

No entanto, a médio/longo prazo, o evento IRÁ ocorrer (e o prejuízo, também). Se um cliente faz 10 containers/mês, no 2º ou 3º mês, ele certamente terá tido problemas (e os primeiros prejuízos).

Conclusão sobre a contratação de fretes

Dessa forma, podemos concluir que tudo é questão de probabilidade. A probabilidade de problemas ocorrerem com clientes grandes e pequenos é a mesma.

A diferença é que o cliente que possui 100 containers/mês vai ter o problema antes do que o cliente que possui 5 containers/mês, e, consequentemente, será mais sensível a alterações na qualidade do serviço prestado.

Sendo assim, o argumento por vezes utilizado de que “o importante é que a carga chegue no local/horário combinados, independentemente das condições do transporte realizado”, seria correto se as probabilidades de ocorrência de problemas fossem as mesmas para veículos/motoristas bons e ruins.

No entanto, não o é, e, a médio/longo prazo, à medida que os problemas vão acontecendo, dá-se conta de que custos extras pontuais, como

  • perda de navio;
  • paralisação da produção (devido ao atraso na entrega);
  • quebra de estoque;
  • perda de vendas;
  • perda de clientes;
  • acidentes de trânsito;
  • armazenagem;
  • demurrage.

Tudo isso, pode superar o custo de, por exemplo, R$ 200,00 a mais pagos pela qualidade superior do serviço.

Custos esses que mencionamos no texto: Qual o prejuízo em contratar transportadora sem qualidade?

Dessa forma, é muitíssimo importante avaliar, SEMPRE, as condições do serviço de transporte que será prestado, de forma a prevenir surpresas e situações indesejadas.

 

Se estiver precisando contratar uma empresa de fretes rodoviários, entre em contato com a nossa equipe, da RodoQuick!

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