Containers em terminal portuário

Como contratar uma transportadora de cargas?

Por Vinícius Meirelles Martins

Resolvi dedicar o primeiro artigo do nosso blog a demonstrar como, muitas vezes, a qualidade do serviço resulta em economia superior a um serviço mais barato, porém de menor qualidade.

A maioria dos clientes, quando busca uma transportadora, procura uma empresa que entregue a sua carga no local e horário combinados, pouco importando as condições da empresa/operação:

  • se o caminhão é novo;
  • se o motorista possui treinamentos e certificações extras;
  • se a empresa paga os impostos conforme a legislação e etc.

Dessa forma, parece difícil diferenciar o bom e o mau serviço, ficando a escolha da transportadora condicionada apenas ao preço praticado.

“Afinal de contas, se 2 transportadoras entregam o produto no lugar e na hora desejados, por que pagar mais em uma do que em outra?”.

Essa mesma linha de raciocínio é seguida na contratação de armadores, terminais, despachantes e fornecedores em geral. 

A escolha errada da transportadora de carga pode trazer prejuízos 

No entanto, é importante notar que a ocorrência de imprevistos é uma pura questão de probabilidade. A chance de ocorrer um problema quando as condições de operação/transporte são inadequadas é maior do que em condições normais, o que não significa que o problema ocorrerá logo na primeira operação.

Na verdade, mesmo um fornecedor de menor competência consegue entregar as cargas, por diversas vezes, conforme o combinado. No entanto, dentro de 30 entregas, o cliente certamente terá algum problema… e esse problema pode custar mais que toda a economia feita até então.

Erros e imprevistos que podem acontecer no transporte de cargas: 

  • diferença de lacre;
  • diferença de peso;
  • classificação fiscal da mercadoria;
  • CE Mercante;
  • pagamento de tributos;
  • falhas nos sistemas de armador/terminal;
  • pneu furado;
  • pane elétrica e etc.

A má notícia é que situações como essas, podem gerar custos extras, como:

  • estadia de caminhão;
  • armazenagem;
  • mudança de quadra;
  • multas alfandegárias;
  • perda de navio;
  • demurrage e detention;
  • parada de fábrica;
  • perda de vendas;
  • perda de clientes.

A boa notícia é que 90% deles podem ser evitados, se a mão de obra e os equipamentos/sistemas utilizados forem de qualidade. 

Conclusão sobre como contratar uma transportadora de cargas

Por isso a importância de se escolher bons parceiros, um despachante que não perca prazos, uma transportadora transparente e com frota de qualidade, motoristas que passam informações precisas, armadores flexíveis e com rápidas respostas para solicitações, além de terminais com disponibilidade de janelas para retirada e entrega de cargas.

Tudo isso tem um custo – muitas vezes esquecido na hora da contratação – porém muito lembrado quando os problemas acontecem.

 

No próximo artigo (Qual o prejuízo em contratar transportadora sem qualidade?), faremos uma simulação dos custos anuais que envolvem a utilização de mão de obra qualificada em comparação com os custos extras gerados para um cliente com volume de 100 containers/ano, a fim de mensurar, de fato, quanto seria o ganho (ou perda) pela utilização de uma empresa mais bem preparada para realização do serviço de transporte/logística.

 

Se você precisa de uma transportadora de cargas que atenda a todos os requisitos exigidos pelo setor, entre em contato com a equipe da RodoQuick. 

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