Containers em terminal portuário

O que significa demurrage e detention no Brasil?

Por Nicholas Andrew

 

No artigo anterior explicamos como a Demurrage e Detention é entendida no exterior. Neste artigo falaremos sobre a maneira com a qual é aplicada no aspecto nacional.

Definição de Demurrage e Detention no Brasil

Vamos, definir agora, quais as diferenças de demurrage e detention e como ambos os termos são compreendidos aqui no Brasil.

O que é demurrage?

Demurrage: Cobrança de sobreestadia feita pelo armador quanto ao uso do container durante todo o processo de importação.

Exemplo: Free Time de 7 dias

Demurrage e detention - simulação e cálculos

Tabela com dados para simulação de como se calcula demurrage e detention

Diferente da outra forma de Demurrage no exterior, nesse caso a cobrança é aplicada sobre o uso do equipamento durante todo o processo de importação. A partir do momento em que o equipamento é descarregado do navio, até a devolução do mesmo após ser desovado na planta do cliente.

O que é detention?

Detention: A cobrança é feita da mesma maneira que a Demurrage, porém no processo de exportação.

Exemplo: Free Time de 7 dias

Demurrage e detention - simulação e cálculos

Tabela com dados para simulação de como se calcula demurrage e detention

A partir do momento que a transportadora retira o container no terminal, começa a contar a Detention.

O prazo é válido até que a mesma faça a devolução para o terminal, após ter sido estufado, para que o equipamento seja embarcado no navio.

Minimizando os Riscos

Para que cobranças indevidas de Demurrage e Detention sejam evitadas, o embarcador deve sempre solicitar à transportadora uma cópia da Minuta de Devolução do container.

Dessa forma, ambos estarão resguardados no caso do armador questionar a data de devolução do container, evitando problemas e custos extras inesperados e improcedentes.

 

Quer fazer o transporte de container sem correr o risco de sofrer cobranças indevidas? Faça sua cotação com uma transportadora experiente no mercado.

A RodoQuick está desde 2016 realizando o transporte de cargas entre os portos de Santos, Paranaguá, Itajaí, Navegantes e Itapoá.

Precisa de ajuda? Converse Conosco
Need Help? Talk to us!