Containers em terminal portuário

Como fazer a devolução de Container Vazio?

Por Nicholas Andrew

 

A operação de transporte de container é dividida em várias etapas.

Após o container cheio ser retirado do terminal, a carga é descarregada na planta do cliente ou em um porto seco. 

Para saber em qual terminal deve fazer a devolução do container vazio, a transportadora precisa entrar em contato com o armador e consultar em qual terminal será feita a entrega do container, que no caso, é a última etapa do processo.

 

Leia também: Terminais de containeres vazios

Documentação para Devolução de Container Vazio

Para que possamos devolver a unidade vazia em um terminal (depot) é necessário que tenhamos:

  • Cópia do Bill of Lading: O B/L é o principal documento de um embarque marítimo, no qual constam todas as informações do embarque. Nele, podemos identificar o tipo de container, as dimensões e qual o armador (dono do navio), que são essenciais para que possamos executar a devolução.
  • Autorização do Armador: Após identificarmos o armador, enviamos um e-mail a ele para que nos informe em qual terminal de vazios devemos entregar a unidade. Com base no estoque e na demanda de cada depot para cada tipo de container, o armador designa onde será feita a devolução.
  • Agendamento no terminal: Automaticamente, depois de nos informar em qual terminal devemos devolver o container, após o término da operação, o armador solicita, ao terminal designado por ele, o recebimento da unidade vazia. Nesse momento, efetuamos o agendamento com o terminal (realizado via site ou por e-mail), reservando o dia e horário que o veículo irá descarregar o container.

Observações sobre a devolução de container vazio

Com todos os documentos e autorizações necessárias, precisaremos apenas emitir um documento bastante simples, conhecido como Minuta de Devolução.

Todos os terminais exigem esse documento, que possui papel timbrado da empresa e todas as principais informações do motorista, embarque e armador.

Após isso, o container é devolvido e o transporte finalizado, bastando enviar a minuta de devolução para o cliente, que estará amparado em caso de cobranças equivocadas de demurrage e detention.

 

Caso tenha alguma dúvida, você pode entrar em contato com a nossa Transportadora!

Precisa de ajuda? Converse Conosco
Need Help? Talk to us!